quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

.............

Ônibus, um lugar onde acontece milhares de coisas, algumas boas, e outras nem tanto. Um dia desses depois da aula como de praxe fui pegar o busão e enfrentar 30 minutos de viagem com ele lotado, tive sorte de achar um lugar e me sentei antes que alguém o roubasse de mim. No meio do caminha paramos em um ponto e entrou um senhor com uma sacola de papelões e alguns outros materiais recicláveis, antes mesmo dele passar a roleta as pessoas o olharam como se ele estivesse fedendo, ele parou do meu lado se segurando em um daqueles ferros, eu ofereci meu lugar, ele recou algumas vezes, mas acabou aceitando, o homem parecia cansado, e não faz bem alguém da idade dele (uns 70 e poucos anos) ficar tanto tempo em pé. Após ele sentar-se começarão os comentários ofensivos, grotescos, extremamente grosseiros, cheguei a me sentir mau por estarem falando aquilo a aquele senhor, ele não havia feito nada, era só mais um passageiro, e o xingarão de sujo, nojento... E não era a primeira vez que isso acontece, da primeira fiquei quieta não sabia o que dizer, e me arrependi muito de não ter dito nada, dessa vez nem pensei no que e muito menos por que só comecei a soltar o verbo, aquilo me irritava profundamente, eles não tinham motivos só preconceito e nada além disso. Disse o quão patético era, que o homem não tinha feito nada, ele só era humilde e mesmo assim não era motivo, nada justificava o que estavam fazendo, que ninguém merecia ser tratado daquela forma. Me olharam como se estivesse expulsando-os de lá. Depois de me ouvirem falar ou melhor, após ficarem bravíssimos comigo, eles se calaram, o senhor antes de sair me agradeceu e se foi.

Senti-me melhor por ter dito o que pensava, da ultima vez ficara calada de medo( um medo sem motivo) que perturbara-me muito, eu não poderia deixar aquilo acontecer de novo, por mais que aquelas pessoas não tenham me dado ouvidos, elas me escutaram, souberam meu ponto de vista e que nem todo mundo apoiava o que elas estavam fazendo. Não contei a ninguém o que fiz, não havia motivos para faze-lo, fiz por mim mesmo não só pelo senhor que ali estava, mas nada melhor que o Insanidade Urbana pra demonstrar como eu ODEIO esses pontos de vista infundados e escrotos, e não poderia deixar de citar essa passagem não muito agradável na minha rotina.


Acho que é só, então deixo aqui minha indignação !

1 comentários:

Banda The Homer'S disse...

Atitude nobre, nossa cidade e nosso país precisa de simples atitudes como a sua.
Se todos nós usarmos o livre arbitrio de modo adquado e sabermos tratar com dignidade todo ser humano o mundo concerteza será um lugar melhor ao contrário de nossa realidade.
Precisamos enchergar a realidade.

Eddy.

Postar um comentário